sábado, 21 de abril de 2007

RECIFE E EU!

Posto hoje fotos de Recife e 1 de Olinda. Amo meu Recife! É uma cidade grande, linda, violenta, agitada, carismática, acolhedora...enfim...Recife é meu lugar. Aqui está minha história, minha vida. Ando por suas ruas e avenidas e me reconheço nelas. Vejo a minha história. Muitas vezes, morro de raiva com tanta insegurança, com uma cidade que não pode chover que já inunda tudo, mas me alegro quando vejo que cada canto tem a sua história, a sua alma.

Nada como andar pelo centro da cidade, pela avenida Dantas Barreto, e recordar que na época da adolescência andava de mãos dadas com o namoradinho da escola, suspirando de amor. Atravessava as pontes da cidade com minhas amigas, rindo, conversando, brincando. Ia pela ponte da Boa Vista, e depois rua da Aurora, pro prédio da extinta Radio Cidade só pra ver a gravação dos programas. Parava nas bancas de revista da Avenida Guararapes, lia um monte de revistas, depois as colocava de volta no lugar e não comprava nenhuma, pra ódio do vendedor. Provava roupas em lojas da avenida Conde da Boa Vista, da rua Duque de Caxias, rua Nova e não comprava nenhuma, pra ódio das vendedoras.

Ia à praia do OI - Boa Viagem - aos domingos, ficava na frente do edificio Acaica. Naquela época, não tinha tubarão e a gente podia tomar banho no mar. Nem sempre ia à praia aos domingos. Muitas vezes, ia durante a semana mesmo, matava aula e ia com as meninas do Liceu...hehehe...minha mãe nem desconfiava pq na hora exata de voltar da escola, eu estava em casa, nem 1 minuto depois, e limpissima.

Nessa época, tb ia nos fins de semana dormir na casa das minhas primas ou amigas, e ficamos até altas horas da madrugada conversando até dormir. Falavamos sobre os amores platônicos da escola. AAhhh...esses amores platônicos!!! Lembro que copiei o Soneto do Amor Total, de Vinicius de Moraes, e entreguei anonimamente pra David do terceiro ano....hehehe

Depois desse período veio a faculdade, a avenida Caxangá, com suas 354 mil casas funerárias, a BR, o CAC - Centro de Artes e Comunicação - Eu estudava nesse prédio. Como eu amo o CAC! Ainda bem que continuo frequentando-o. No CAC fiz grandes amigos, amigos de verdade! Sorri e chorei muitas vezes...virei adulta no CAC! Quantas vezes comemos, na "praça de alimentação", o ZIP frango com guaraná ou suco de cajá, quantas vezes comemos biscoito Treloso e aquela pipoca suuuuper cheirosa do tio que fica lá embaixo do predio! Quantas vezes chorei nos corredores de chão preto por alguma nota baixa! Quantas vezes sorri com os meus amigos...e aprendi a amá-los! Até hoje continuo pensando o que Lucila Nogueira, professora de Teoria da Literatura, quis dizer com "a pedra é a residência do total". Minha turma e eu quase entramos em crise existencial por causa disso. Sem esquecer do "silêncio acadêmico" que Lucila, a louca, exigia!

E o bar do Bigode?! com vinho a 1 real e cerveja barata e gelada...altaaaaas borracheras...tudo bem... o Bigode é podre de sujo...o banheiro é tão sujo que quando dava vontade de fazer xixi, ia correndo pro CAC e rezava pra que desse tempo chegar lá...detalhe: o bigode fica quase na frente do CAC.

Tem Tb o Paidegua....iamos comer pizza aí com a galera toda...só alegria..lembro que uma vez até adivinhação de São João, fizemos numa sorveteria que tem perto do paidegua. Eu era feliz, e sabia!

Eu ainda sou feliz, mas sinto muita falta dos meus amigos e das responsabilidades "irresponsáveis"!


Eu nem ia escrever tanto assim...ia só postar as fotos, mas me empolguei...hehehe!

Agora sim AS FOTOS:
Decoração da cidade de Olinda no carnaval 2007!

Calçadão da praia de Boa Viagem - Recife!


Praia de Boa Viagem...uma das mais lindas praias urbanas do país!


Rio Capibaribe - centro do Recife ao entardecer! Essa é a ponte de ferro que liga a rua Nova à rua da Imperatriz!


Centro do Recife, visto do alto de algum edificio da rua da Aurora. Simplesmente lindo! Ao fundo, o encontro do Capibaribe com o mar!
A lancha que aparece na foto acaba de passar por debaixo da ponte Princesa Isabel. Quando vc desce essa ponte, da direita para esquerda, vc sai em frente ao lindo teatro de Santa Isabel e a um predio azul bem antigo. Esse prédio é o Liceu de Artes e Ofícios, colégio onde estudei a vida quase toda.

Eu era feliz, e sabia! Saudades!

2 comentários:

  1. Não poderia deixar de comentar, né? Nossa quantas lembranças boas! Bateu uma saudade...
    Tardes inteiras no prédio da rádio cidade, na época da promoção Legião Urbana então, Kkkk...
    E as promessas que agente fazia,lembra? Kkkkk.Aff.
    O bom é que mesmo não estando mais tão proximas nossa amizade continua.
    Xêroooooooo

    ResponderExcluir
  2. belas fotografias

    a pedra é mesmo a residência do total

    é só ler um pouco de geologia (risos)

    volte sempre ao cac

    ResponderExcluir